quarta-feira, 10 de junho de 2015

Cadastrando a sua Empresa no SAGE ONE

Nesta semana falaremos sobre o cadastro de empresa no SAGE ONE, o mais novo software da família SAGE no Brasil. É um software fácil de utilizar, instalar e você pode habilitar sua utilização para testes pelo período de 15 dias!
O primeiro passo é acessar: http://br.sageone.com/ e clicar em experimente grátis por 15 dias, ou se você já é cliente acesse sua conta.
          Para mais informações sobre como adquirir o produto:


        No meu caso optei pela interação com o Google, e logo o software habilitou a seguinte tela:


      
       Após o login no SAGE ONE , será exibida sua tela principal em formato fácil e intuitivo, indicando as principais rotinas e o status de cada uma. Iniciaremos com a primeira tela de cadastro de Empresa que apresentará o status de preenchimento em 0%. Conforme preenchermos o cadastro o status aumentará, até chegar a 100%!
       Clique em minha empresa:


         Na tela de configurações de empresa, você visualizará os campos de preenchimento, a ajuda do sistema e o espaço para inserir o arquivo da logo da empresa.


            Preencha a razão social:


           Nome Fantasia:


      Telefone e CNPJ:


   Depois selecione o código do regime tributário (CRT) conforme as três opções disponíveis:


       Informe o CNAE e caso a empresa tenha, a Inscrição Municipal, observe que o campo só aceita campos numéricos:


       Preencha o CEP e complemente os dados de endereço:


      Clique em salvar. Notem que o status de preenchimento ficou em 86%:


      Voltei ao cadastro e preenchi o CNAE correto:


     O status ficou em 93%:


      Preenchi o campo inscrição municipal e o status ficou em 100%.



     Muito simples e fácil de usar! Nas próximas postagens abordarei os demais cadastros, até emitirmos a nota fiscal! Até!

     Observações:

1--Para mais informações sobre como adquirir o produto:

2-Aproveite e conheça algumas de nossas outras soluções. Se você já é cliente e deseja adquirir horas de consultoria, entre em contato conosco no (41)3906-4900.

3-Consulte nosso material de treinamento no site da SAGE.

4-Compre nossos treinamentos!

5-Se você já é cliente, acesse a Academia SAGE:



    


domingo, 31 de maio de 2015

Processo de Requisição Parte I

Dando continuidade a primeira postagem do processo de compras, iniciaremos um sub tópico tratando da requisição de compras. Dividi em três partes o tópico para avançarmos de forma detalhada e didática na rotina. Ao final de nossa discussão sobre o tópico divulgarei um vídeo com a prática da rotina. Agora vamos falar de Requisições? O que é uma requisição?
Requisição de compras é um documento interno da Empresa indicando uma falta de determinado item,  necessidade de compras identificada pelo MRP ou pelo PCP de um determinado material ou um serviço, ou reposição de estoque mínimo e máximo de um determinado item.
A requisição pode ser preenchida manualmente, enviada por e-mail ou registrada diretamente no ERP. Sendo a última alternativa a mais indicada pois gera informações que poderão influenciar no processo de compra e em analises gerenciais.
O documento deve conter o solicitante e o respectivo departamento, o produto, quantidade, unidade, data prevista, centro de custo entre outros. Podemos gerar uma cotação a partir de uma requisição, aproveitando assim a informação.
Vamos ver abaixo o processo do Fox Sistema de Gestão no tratamento da requisição.
            Acesse o módulo Compras:

            Clique em Módulos>Compras>Requisição:


              Na tela de requisições preencha primeiro os dados do cabeçalho
-Tipo
-Condição de pagamento
-Os demais campos aparecerão automaticamente (empresa usuária, número, emissão, tipo de empresa e moeda)




Clique na aba contato para preencher os dados do solicitante:


Clique na aba observações para digitar ou carregar observações pré-configuradas:



Pressionando o botão Shift+Page Down você poderá selecionar uma das observações conforme o exemplo abaixo:




Clique na aba Produto/Serviço e na sequencia clique no campo produto da primeira linha:



             Note que na parte de baixo da tela existem três botões : Estoque, Inc. Agrupada e Inc. Simples. No próximo post continuaremos com a inclusão simplificada de dois produtos até a impressão da requisição. Na terceira postagem da série de requisição mostraremos funcionalidades avançadas da requisição e encerraremos com um vídeo demonstrando todo o processo.

Observações:

1--Para mais informações sobre como adquirir o produto:
Aproveite e conheça algumas de nossas outras soluções. Se você já é cliente e deseja adquirir horas de consultoria, entre em contato conosco no (41)3906-4900.

3-Consulte nosso material de treinamento no site da EBS sistemas.

4-Compre nossos treinamentos!

5-Se você já é cliente, acesse a Academia SAGE:

Até mais!







quinta-feira, 28 de maio de 2015

Site SAGE Gestão Empresarial

Vamos divulgar o site do SAGE Gestão Empresarial 


Blog Sage One

Vamos divulgar o blog do SAGE ONE: http://br.sageone.com/blog/

FCI- Ficha de Conteúdo de Importação


Este post é dedicado a você que possui uma Indústria ou Equiparado a Indústria.
Em 26 de abril de 2012, foi publicada a Resolução nº 13 do Senado Federal, que reduziu para 4%, a partir de 01/01/2013, a alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados. 
De acordo com a Resolução, será de 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro, não tenham sido submetidos a processo de industrialização ou, ainda que submetidos a qualquer processo de industrialização, resultem em mercadorias ou bens com Conteúdo de Importação superior a 40%. 
Nos termos da Resolução SF nº 13/2012, mantém-se as atuais alíquotas interestaduais de 7% ou 12%, conforme o caso, aos bens e mercadorias importados do exterior que não tenham similar nacional (Resolução Camex n.º 79/2012); aos bens produzidos em conformidade com os processos produtivos básicos - Decreto-Lei 288/67- ZFM, Lei 8.248/91 – Informática e Automação e Lei 11.484/2007 – PADIS/PATVD e respectivas atualizações; e às operações que destinem gás natural importado do exterior a outros Estados. 
Como todos sabem as indústrias e equivalentes a indústria devem gerar a FCI de acordo com a Resolução do Senado Federal 13/2012.
Se você possui dúvidas com relação a FCI consulte o manual em: 
Fonte: Portal SEFAZ SP


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Recomendações do Linkedin: Avareza ou Prodigalidade?

Quando recebemos um aviso de recomendação de competências do Linkedin©, ficamos ansiosos para descobrir o que aquela pessoa enxerga de talento ou qualidade em nosso trabalho. Com relação às recomendações, geralmente somos pródigos ou avaros, dificilmente temos o correto discernimento da ferramenta e de sua função, que é endossar a competência divulgada no perfil profissional de nosso contato.
Primeiro quero conceituar avareza e prodigalidade. Segundo o dicionário online Priberam©, avareza é: “apego sórdido ao dinheiro para o acumular, falta de generosidade
E a definição de prodigalidade é: “qualidade de pródigo, gastos excessivos e desnecessários, esbanjamentos, desperdício, profusão, generosidade, liberalidade”. Nos dois casos a relação com a generosidade é extrema, ou ausência ou excesso. Nosso artigo não é sobre português, mas a definição destas palavras é muito importante para entendermos o contexto.
Fiz questão de enfatizar a palavra generosidade, que é a qualidade de ser generoso, pois conceder uma recomendação a um contato é uma atitude nobre. Até que ponto somos realmente generosos com nossos contatos, quando recomendamos uma competência? É uma questão ética e política muito séria e complexa, pois muitas vezes nos manuais de utilização do Linkedin© os usuários são orientados a recomendar competência como forma de manter os contatos e ganhar visibilidade.
E o que tudo isso tem haver com avareza e prodigalidade? Tudo! Muitos são avaros em suas recomendações, recomendando, por exemplo, o domínio do pacote Office em detrimento a uma habilidade de liderança, que daria mais destaque ao perfil do contato. Observo muito isso entre pares que almejam crescimento dentro da mesma organização, sendo econômicos em suas recomendações neutralizam um possível sinal de reconhecimento de liderança.
Outra situação é a ausência de recomendações entre pares, ou pessoas que já tiveram relação líder-liderado, o que demonstra o lado político destas, o que significa nas entrelinhas que reconheço suas capacidades ao conversar com você, mas sou incapaz de assumir isso nas redes sociais. Essa situação é bem típica nos meios corporativos, semelhante a elogiar em particular e corrigir em público.
A prodigalidade também é maléfica, pois para quem analisa o perfil do contato percebe de cara que existe um forte laço de camaradagem entre os pares. Isso não é ruim de forma alguma, apenas caracteriza que recomendo, pois te conheço e gosto de você. Não há o distanciamento necessário para analisar seu desempenho profissional e realmente endossar as competências que realmente vejo em você.
E qual o caminho? O caminho correto é sempre o equilíbrio e moderação. Pensar de forma isenta sobre as competências do seu contato e se realmente acredito que ele tenha a competência que estou recomendando.
Lembre-se que ao recomendar algo, gero uma expectativa em empregadores e pares, de que o contato realmente possui essas qualidades que agregarão valor a sua atuação profissional diária dentro da organização.
Portanto sejam generosos com seus pares, não recomendem apenas para receberem recomendações, sejam honestos e nobres, pois as recomendações são parâmetros para avaliadores e também para que os avaliados verifiquem como podem melhorar suas habilidades e competências. Não recomende nunca a competência que você não identifica em seu par.
Gestores sejam generosos também, não tenham medo de recomendar seus liderados e ex-liderados, pois quem não forma novos líderes não cresce! Ninguém fica feliz ao recomendar o gestor por liderança em equipe e receber a recomendação por domínio do pacote Office.
Portanto perca o receio de demonstrar que seus liderados tem valor, esse é o maior legado que você deixará para sua equipe! Paixão por desenvolver e acreditar nas pessoas!



segunda-feira, 11 de maio de 2015

Conhecendo o SAGE ONE

Boa semana a todos!
Nesta semana iniciarei uma série de postagens sobre o SAGE ONE, o mais novo software da família SAGE no Brasil. É um software fácil de utilizar, instalar e você pode habilitar sua utilização para testes pelo período de 15 dias!
O primeiro passo é acessar: http://br.sageone.com/ e clicar em experimente grátis por 15 dias.
Para mais informações sobre como adquirir o produto:
Aproveite e conheça algumas de nossas outras soluções. Se você já é cliente e deseja adquirir horas de consultoria, entre em contato conosco no (41)3906-4900.
Agora vamos começar!
 

            O segundo passo é informar os dados para registro, nome da empresa, primeiro nome, sobrenome e telefone da empresa.
            Leia e aceite os termos e condições de uso, e você tem duas opções de acesso; registro com o Google e registrar com Sage ID. Lembrando que o SAGE ONE possui interação com o Google Drive para armazenamento de notas fiscais.
           


            No meu caso optei pela interação com o Google, e logo o software habilitou a seguinte tela:
 


            Após o aceite o SAGE ONE foi iniciado com sucesso, habilitando sua tela principal em formato fácil e intuitivo, indicando as principais rotinas e o status de cada uma.


            Nas próximas postagens abordarei a utilização do software.
Observações:

1--Para mais informações sobre como adquirir o produto:
Aproveite e conheça algumas de nossas outras soluções. Se você já é cliente e deseja adquirir horas de consultoria, entre em contato conosco no (41)3906-4900.

3-Consulte nosso material de treinamento no site da EBS sistemas.

4-Compre nossos treinamentos!

5-Se você já é cliente, acesse a Academia SAGE:





sábado, 9 de maio de 2015

Processo de Compras no Fox Sistema de Gestão - Parte 1 - Conceitos

Processo de Compras no Fox Sistema de Gestão 

Parte 1- Conceitos Básicos e Workflow

A partir deste post, abordarei todo o processo de compra dentro do Fox Sistema de Gestão, portanto dividirei o post em seis partes: Conceitos Básicos e Workflow, Requisição de Compras , Cotação de Compras, Pedido de Compra, Nota Fiscal de Entrada e Relatórios. O objetivo é qualificar os usuários do sistema e principalmente enriquecer a troca de informações entre consultores de implantação, analistas de suporte e vendedores.
Para mais informações sobre como adquirir o produto:
          Aproveite e conheça algumas de nossas outras soluções. Se você já é cliente e deseja adquirir horas de consultoria, entre em contato conosco no (41)3906-4900.
Agora vamos começar!

 
Requisição de Compras: A requisição de compra é uma notificação interna ao departamento de Compras para adquirir determinada quantidade de mercadorias ou serviços, em uma fonte externa de suprimento. 
As requisições de compra são processadas e podem ser convertidas em cotações. Dependendo do processo do comprador.

Cotação de Compras: Cotação é o ato ou efeito de cotar, preço pelo qual se negociam mercadorias ou serviços. O controle sobre os preços de produtos comprados é essencial, já que o lucro da empresa é altamente influenciado pelos mesmos. 
Após determinado número de empresas cotadas, a empresa analisa qual será a compra mais vantajosa e pode ser efetuado o pedido dos produtos/serviços.

Pedido de Compra: O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra estabelecida. O Pedido de Compra já deve contar com as primeiras validações tributárias (Cst, CFOP, frete, despesas, etc) pois esses dados podem impactar no valor unitário dos produtos e no valor total da nota fiscal.

Nota Fiscal de Entrada: A nota fiscal é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou outra empresa. No caso em questão, abordarei a nota fiscal de entrada e o processo de entrada, que pode ser via XML, inclusão da nota fiscal ou geração da nota fiscal a partir de um pedido de venda.

Logo, o processo de compras dentro do Fox Sistema de Gestão tem a seguinte configuração completa, podendo ou não ter todas as etapas implementadas dentro do ambiente da empresa. 
Quanto mais etapas implementadas, mais informações os relatórios gerarão, sendo mais eficaz o controle por parte do comprador.

Processo 1:



Processo 2:


Processo 3:

Processo 4:

Na próxima postagem abordarei o processo de requisição. Sempre trabalharemos com o processo completo, porém no final da série, indicarei os demais processos.

Observações:

1-A escolha dos processos depende do comprador e da empresa, em alguns ramos de atividades ou determinados processos (licitações por exemplo) todas as etapas podem ser empregadas, lembrando o que observei antes, quanto mais etapas mais completa a informação.

2-Para mais informações sobre como adquirir o produto:
 http://www.ebs.com.br/ebssite/html/Solucoes/Solucoes.html, aproveite e conheça algumas de nossas outras soluções.
Se você já é cliente e deseja adquirir horas de consultoria, entre em contato conosco no (41)3906-4900.

3-Consulte nosso material de treinamento no site da EBS sistemas.

4-Compre nossos treinamentos!

5-Se você já é cliente, acesse a Academia SAGE, www.academiasage.com.br/Principal.aspx