quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

SABEDORIA CORPORATIVA: FALAR OU CALAR?

   Durante uma visita a um cliente, observei um quadro na parede com uma imagem semelhante a esta que inclui aqui.

   Abaixo da imagem tinha uma frase indicando que os colaboradores deveriam ter cuidado com o que conversavam em seus momentos de folga ou almoço, principalmente sobre assuntos relacionados ao trabalho.
    Por coincidência, ontem observei duas pessoas que conversavam animadamente sobre trabalho e falavam sobre o planejamento estratégico da empresa, objetivos, metas, desempenhos individuais (inclusive citando nomes e sobrenomes) e principalmente sobre as percepções que tinham sobre todos os assuntos. Para minha surpresa os dois trabalhavam em uma empresa de software, na área de P&D, e mesmo não querendo prestar atenção na conversa, os dois falavam muito alto e notei que todas as pessoas no ambiente de uma forma ou outra, acompanhavam a conversa.
    Nada contra isso, conversar é super saudável, mas não sobre trabalho, principalmente em ambientes aonde não conheço as pessoas, e não posso garantir o sigilo da informação, quantas ideias nascerão em outras empresas por conta desta conversa. Mesmo que de forma inconsciente, pois independente de prestarmos uma atenção focada na conversa, nossa inteligência inconsciente capta tudo ao nosso redor o tempo todo, e teremos várias ideias "criativas e originais" baseadas em uma conversa...
    Portanto amigos, entre calar e falar... Preserve o sigilo de seus negócios, o principal interessado é você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário